A Prefeitura de Caieiras, junto a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma série de ações internas, a fim de verificar o cenário da fila de espera por vagas em creches, sendo que foi constatado o seguinte:

Em janeiro de 2017 estavam aguardando vagas 1.066 crianças, na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, sendo que a referida lista aumenta gradativamente, conforme o número de nascimentos no município. Ainda segundo o levantamento, são efetuados em média de 10 a 15 inscrições por dia, junto ao setor de cadastro.

Em recente atualização de cadastro, a Secretaria notou que das 1.066 crianças, somente 509 confirmaram o interesse na vaga, pois, 24 já estavam matriculadas, 18 crianças mudaram de município e com os demais integrantes da lista, não foi obtido contato, através dos dados contidos nos respectivos cadastros, sendo que foram realizadas até quatro tentativas em dias e horários diversos.

Com o objetivo de ampliar ainda mais a oferta de vagas nas escolas municipais, o prefeito e a secretaria, em conjunto com gestores das escolas, reorganizou espaços físicos já existentes, que resultaram, na oferta de 356 vagas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade.

Também estão programadas reformas em quatro unidades escolares já existentes para o atendimento de 100 novas vagas e, para o segundo semestre desse ano, está prevista a abertura da primeira escola sustentável do município que atenderá aproximadamente, 63 crianças.

Outra medida extremamente importante adotada pela Prefeitura foi a celebração de convênio com Organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, através da Lei 4861/2016, para atendimento das demais crianças cadastradas na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, ampliando a oferta de vagas.

Fonte: AIPMC.